segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Como fazer inspeção na sua moto - tutorial

Veja o tutorial e saiba como verificar se a manutenção da sua motocicleta está em dia:

Verifique se há cortes e bolhas na borracha dos pneus, o que pode condenar o uso deles, e confira o desgaste dos sulcos. A profundidade mínima não pode ser inferior a 1,6 milímetro.
Em motocicletas com freios a tambor, é importante observar o estado e a lubrificação do cabo de acionamento, principalmente no início e no final dele. Além disso, a folga do manete deve estar entre 1 e 2 centímetros. Para avaliar, aperte o manete e veja em que ponto o freio começa a ser acionado.
Nos freios a disco, o acionamento é hidráulico. Não se esqueça de medir o nível do fluido de freio no reservatório, geralmente no guidão. Se o nível estiver baixo, significa que está na hora de trocar as pastilhas.
O desgaste dos amortecedores se dá em razão do terreno em que a moto trafega. Alguns indicativos podem sugerir o momento de troca: quando houver vazamento de óleo ou marcas na parte interna da espiral da mola, sinal de que o equipamento não está mais trabalhando corretamente.
corrente pode ficar frouxa com o decorrer do uso. Puxe para baixo e para cima. Se notar uma folga de mais de 3 centímetros, será preciso fazer um ajuste. Para apertar, o ideal é procurar uma oficina especializada em motocicletas.
A vida útil do escapamento varia de acordo com a utilização. Quando o ruído está acima do normal e há uma carbonização cada vez mais preta na saída de ar, isso indica desgaste da peça: é chegada a hora da troca.
Rodas: recebem muito impacto, o que pode provocar movimento irregular e ruídos. Se o equipamento for de alumínio, confira com frequência se há amassados e trincas, que causam perdas de pressão no pneu.
Fonte: Petrobras - De carona com elas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...